Paisagens: pelo olhar de Francis Rodrigues

A obra de Francis Rodrigues tem inspiração na própria paisagem por onde o artista se desloca e o modo como ele compreende os lugares — suas tensões, confrontos, contradições, formas, cores, texturas e vazios. A fotografia se torna uma ferramenta para registrar essa paisagem e depois se transforma em possibilidade de pintura. 

 A fragmentação, a colagem e a fotomontagem são características dos quadros que reproduzem imagens com vários pontos de vista, realidades que se confrontam e situações que se amontoam e se sobrepõem. 

 “Entendo a paisagem a partir da relação entre a cultura e a natureza, como espaço produzido na relação do ser humano com o mundo, onde são produzidos territórios, espaço das experiências sensíveis e da relação com a arquitetura e urbanismo. Nesse sentido, compreendo a paisagem como algo amplo e, em cada série de trabalhos, diferentes questões podem ser exploradas”, explica.

 Francis nasceu em Curitiba e é artista visual, pesquisador e professor no seu ateliê. É formado em Artes Gráficas (UTFPR) e Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Na mesma instituição, se especializou em História da Arte Moderna e Contemporânea, pesquisando a produção do artista paranaense Osmar Chromiec. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na UTFPR, onde pesquisou as relações entre tecnologia e a representação da paisagem na pintura do início do século 21 no Brasil.

Nos últimos dez anos, o artista vem realizando exposições, principalmente em Curitiba, em lugares como o espaço Cultural BRDE, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR),o Museu Alfredo Andersen, o Paço da Liberdade, o Memorial de Curitiba e o Museu Municipal de Arte (Muma).  

Conheça as obras do artista

Conheça o trabalho de Francis Rodrigues por meio do site www.francisrodrigues.com.br e pelo Instagram: @francis.rodrigues_. O artista também é representado pela Soma Galeria, onde, nos próximos meses, irá realizar uma exposição individual. 

Por Joenalva Porto

Recomendações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *