A mistura de luzes, formas e sensualidade parece a combinação perfeita no trabalho de Marcos Calomeno. Basta olhar o seu perfil profissional no Instagram para descobrir inúmeras possibilidades de uma fotografia em imagens que parecem quase uma pintura. O fotógrafo curitibano se destaca no mundo fashion e também se declara um retratista apaixonado.

Começo da carreira

A fotografia estava lá de forma natural na adolescência de Marcos. Ele conta que utilizava a câmera do pai sempre que possível para fotografar a natureza ao redor. Mas Calomeno ainda não imaginava que essa curiosidade e o interesse pelo visual se transformariam, anos depois, na sua arte e profissão. “Sempre fui uma pessoa muito visual, sempre gostei de desenhar, assistir animes e ver filmes, tanto que queria trabalhar com ilustração na adolescência. Meus pais me incentivaram a estudar Design e conseguir uma bolsa na área, e foi na universidade que descobri como real[1]mente gostava de fotografia”. Durante a faculdade, a paixão pela fotografia de moda saltou aos olhos de Marcos, mas o interesse por ser designer ainda falava mais alto na época. Foi então que, após alguns projetos frustrados, em 2017, ele começou a se dedicar exclusivamente à fotografia.

 Liberdade para criar

Como todo início de carreira exige flexibilidade, na fotografia não é diferente, e isso fez com que Marcos Calomeno aprendesse a fotografar em várias áreas. Mas o que poderia ser temporário se tornou um prazer: o fotógrafo se denomina como um indeciso caso tivesse que escolher apenas uma área de atuação. “Se você acessar o meu site, verá que fotografo gastronomia, arquitetura e retratos — embora o último seja meu foco —, e gosto de tudo o que faço, ou então nem clicaria aquelas imagens”.

Mas foram a fotografia de moda e de retratos que pulsaram mais forte no coração de Calomeno e o despontou como um dos fotógrafos de referência da área no Paraná. A liberdade de criar conceitos e o amor pelas luzes e formas são marcantes nas imagens do fotógrafo. “Inicialmente pretendia trabalhar somente com moda, mas sempre gostei de materiais com luzes coloridas e tentei esse tipo de fotografia na metade da minha carreira. Depois que você senta e pensa sobre você, em uma busca de autoconhecimento, fica mais fácil reparar naquilo que te atrai, e foi assim que notei que gostava dessa fotografia com luzes de várias cores. Ainda assim, amo fotografia fashion, principalmente quando o cliente dá carta branca para testar coisas diferentes”. No seu perfil nas redes sociais, os destaques escolhidos por Marcos também chamam a atenção pela beleza da sensualidade em fotos de tirar o fôlego.

Fotografia Marcos Calomeno @m.calomeno Modelo Izadora “Miza” Ramos @mizamonster

Olhar técnico, boa direção e edição impecável

Den Bychkovsky, Ernest Em, Ave Repin e Sergey Aka são alguns dos fotógrafos e profissionais citados por Marcos como referência atualmente para o seu trabalho e estilo. Já na prática do dia a dia, para se destacar, ele aposta na boa direção durante os ensaios, na forma de lidar e deixar o cliente ou modelo à vontade, e também no profissionalismo no momento de editar as fotos. Sobre os próximos passos da sua carreira, Marcos explica que o seu coração se mostra, muitas vezes, dividido: “Já planejei me tornar um fotógrafo reconhecido e admirado, já me imaginei como um fotógrafo de moda que faz trabalhos com marcas maravilhosas, ou como um fotógrafo que alcançou sucesso por meio dos cursos, palestras e workshops. Talvez, por enquanto, a meta seja me tornar um artista que, de alguma forma, conseguiu melhorar a vida das pessoas com quem teve contato pelo caminho”.

Dicas para fotógrafos iniciantes

Para quem ainda não comprou equipamento, adquirir no início um material usado com alguém de confiança pode ser uma estratégia. Segundo Marcos, esse é o momento de aprender testando e ir analisando sempre os resultados. Para aqueles que já possuem, a dica é buscar assistir filmes e olhar fotos de forma analítica para se inspirar. Outro passo essencial é assistir tutoriais e bastidores de produções, e investir em cursos de fotógrafos que sejam referência.

Marcos explica que, inicialmente, também é válido fotografar de tudo, pois, quanto mais tipos diferentes de experiências, melhor. Isso ajudará a construir uma biblioteca de repertórios. E, para finalizar, vale o recado: “não pense que você vai começar a fotografar amanhã e estará se sustentando com a foto[1]grafia no mês seguinte. Faça aos poucos, se você já tem um emprego, gaste um tempo experimentando aos finais de semana, descobrindo o que você gosta e tentando sempre aprimorar suas capacidades. Assim, você poderá encontrar o seu nicho e competir nesse mercado”.

Dicas para fotógrafos profissionais

Para quem já é profissional, a dica é não ficar no comodismo, mas sempre reaprender com novas perspectivas, novos ângulos e enquadramentos. “Imagine que você é um inventor e descobriu como gerar energia por meio de uma hidrelétrica, se você ficar na situação em que se encontra e não manter a mente aberta, nunca vai perceber que é possível criar energia por meio do vento, da luz, do calor e de formas atômicas”. Marcos considera que um bom fotógrafo, do ponto de vista técnico, tem um olhar treinado e um repertório carregado de culturas e informações. Do ponto de vista social, o segredo é ter respeito e amor no trabalho. “Alguém que não goste de animais, jamais poderá trabalhar nessa profissão, com fotografia não é diferente. Sou retratista e preciso amar capturar pessoas e respeitá-las”

Por Joenalva Porto

Leia mais

 

Recomendações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *