Começar dieta e desistir na primeira semana?

Quem nunca começou um plano alimentar, mas, na primeira oportunidade, largou tudo e usou a seguinte frase “isso não é para mim”? Pois bem: isso é mais comum do que você possa imaginar, todas as pessoas têm uma certa resistência ao iniciar, na verdade, isso é normal na mudança de hábitos. Mas isso é para você sim e você é capaz, basta deixar o seu objetivo claro, para que nada e ninguém tire o seu foco.

Os hábitos que precisamos mudar praticamente fazem parte da nossa rotina, no entanto, para que essa rotina seja quebrada é necessário mantermos a nova rotina por um determinado tempo sem quebrá-la, para que o nosso cérebro poupe energia para pensar nos novos hábitos. Se mudar a alimentação, evitar ao máximo sair da dieta nos próximos 21 dias. Vai começar a academia, tente ir os 21 dias sem faltar, e se caso você pular a dieta ou faltar academia, lembre-se que, quando retornar, vai começar do zero e contar os 21 dias novamente. Desse modo, seu cérebro vai assimilando e cada dia vai ficando mais fácil de seguir.

Portanto, na primeira consulta, exijo ver o paciente novamente em 15 dias, para que ele não perca a motivação e para facilitar a aceitação dele na dieta e evitar largar o plano alimentar entre os 21 dias. Durante todo o processo, entrou em contato todos os dias para saber como está a adesão ao plano alimentar, quais as dificuldades, o que está sentindo, pontos positivos e negativos que está notando. Esse contato é muito importante para o paciente sentir que o profissional está se preocupando e dando atenção que merece. Encontrar um profissional no qual você se identifique auxilia muito no desenvolvimento, pois quem busca mudar os hábitos alimentares muitas vezes, no início, sente muita dificuldade e o contato próximo com a nutricionista deixa o paciente mais à vontade, mais seguro para sanar dúvidas que eventualmente apareçam ao longo do processo.

Mas algo que gosto sempre é estar ressaltando que o profissional ajuda, orienta, dá as dicas e quer o seu melhor, mas a única pessoa que pode fazer por si mesmo é você. Não adianta nada ir atrás das dietas milagrosas na internet, pois a mesma dieta não se encaixa para todos os pacientes, cada caso é um caso e a reeducação alimentar, para ser saudável, tem que acontecer de forma individualizada. 

Por Nathália Cossiaki Mendes

Instagram @nutri.nathcossiaki

Recomendações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *